NOTA PRÉVIA

 

A lenda da Torre dos Namorados conta uma história que remonta ao tempo dos reis e rainhas e tem por base um modelo bastante utilizado em termos de lendas existentes na região e no resto do território nacional. De resto, a única particularidade que se lhe poderia apontar seria a relação que essa história tem com a toponímica local e com alguns objectos e monumentos - infelizmente ainda por estudar - existentes na localidade.

Contudo, a interpretação da mesma poderá revelar a importância que é atribuída localmente a construções de interesse público e ao carácter prático e utilitário que se pode, (deve?), associar a manifestações sentimentais e de foro amoroso. Não temos a certeza, mas parece-nos que não existem ainda estudos antropológicos e etnológicos profundos que se pronunciem sobre a génese colectiva dos indivíduos da Beira Baixa. Se existissem, seria interessante verificar até que ponto a Lenda da Torre dos Namorados encontra paralelo em muitos dos seus comportamentos actuais.

Com alguma segurança, contudo, podemos afirmar que a Lenda da Torre dos Namorados é um mito que tenta explicar a origem do nome de duas localidades próximas e intrinsecamente ligadas entre si, quer por laços de parentesco e consanguinidade, quer por laços de partilha de terras e trocas comerciais entre os seus habitantes. Falamos, evidentemente, das localidades de Torre dos Namorados (Quintas da Torre) e da vizinha freguesia de Mata da Rainha.

 

 

 

[prosseguir]